About

ENCONTRE-NOS AGORA NO GIMME POP! »

That's Cousty Magazine !

That is Cousty!

Keep in touch

RSS Feed Twitter Facebook

Subscribe via email

AGORA ESTAMOS NA GIMME POP! CLICK AQUI E NOS ENCONTRE.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Síndrome de Underground


WTF? Bem, talvez muitas pessoas já devem ter ouvido falar disso. A "Síndrome do Underground" é um termo muito usado em comunidades do orkut, normalmente se ouve: "um termo muito usado por médicos", não? Mas esse é apenas um termo popular.
O underground é uma manifestação cultural que se formulou estimulada por demandas de adolescentes, essencialmente como oferta a essa demanda. A adolescência não existia antes do final do século XIX e esse status de adolescente foi criado nos tempos da estratégia higienista como um momento crítico da vida do ser humano. Sem tomar em conta o contexto histórico do surgimento dessa designação, o saber ocidental marcou a adolescência como um estágio “natural” do desenvolvimento humano, numa atitude eminentemente marcada pela mentalidade positivista. Foram os sujeitos criados por esse discurso que vieram a, aproximadamente cinquenta anos após sua invenção, fomentar o surgimento do underground, também genericamente conhecido como contracultura.

A Síndrome de Underground, é a mania de "deixar de gostar" de algumas bandas, livros e filmes que se tornam mais "populares", deixando assim de serem desconhecidos, ou seja, algumas pessoas tem pavor de que suas bandas, ídolos, livros favoritos se tornem popular, que eles deixem de ser desconhecido, ou alternativo, como preferir chamar, para se tornar algo mais famoso, ou considerado por alguns, modinhas. Essas pessoas, quando isso ocorre, muitas vezes deixam de gostar das bandas, filmes, etc. Casos recentes, como a Saga Crepúsculo, podem mostrar bem isso, alguns fãs da saga, que anteriormente a ficar mais popularizada amavam, hoje em dia passarem a não gostar tanto o livro como o filme.

Talvez a Síndrome de Undergroung seja apenas uma busca de ser diferente, ou mesmo uma tentativa de não ser mais um na multidão ouvindo: "Ah, você gosta daquela 'modinha'?" quando se conhece a banda à um bom tempo.

Um comentário:

  1. Adorei esse post kk
    nem sabia que essa síndrome existia, mas tudo bem POASKSAPOSAKPOSAKPSAOKSAPOASKPOASPOSAK

    ResponderExcluir