About

ENCONTRE-NOS AGORA NO GIMME POP! »

That's Cousty Magazine !

That is Cousty!

Keep in touch

RSS Feed Twitter Facebook

Subscribe via email

AGORA ESTAMOS NA GIMME POP! CLICK AQUI E NOS ENCONTRE.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vegetarianismo

Muitas pessoas confundem vegetariano com naturalista, natureba, rippie e outros. Bem pra começar quero deixar bem claro que são bem DIFERENTES! Assim como nem tudo que reluz é ouro, nem todos vegetarianos são rippies ou naturalistas. Hoje enquanto eu procurava sobre alientos que substituam a carne achei um texto que fala bem sobre o assunto no Casa Índigo e o postarei aqui hoje. Bem e antes que me chamem de hipócrita, devo avisar que sou ovo-lacto-vegetariano a três anos.

O vegetarianismo





É considerado pelos seus seguidores uma opção válida e consciente, mas o elevado grau de ignorância da maioria das pessoas relativamente a esta matéria é a origem de um sem número de equívocos e informações incorrectas. Convém dar a conhecer os alicerces de suporte desta opção de vida, cada vez mais actual e necessária.
O termo vegetarianismo, vem do latim vegetare que significa dar vida ou animar e consiste num regime alimentar no qual não se consome nenhum tipo de carne, quer seja vermelha ou branca, peixe ou marisco. Divide-se em três grupos distintos:
  • O lacto-ovo-vegetarianismo – regime alimentar que exclui a carne e o peixe, mas que permite a ingestão de ovos, de leite e dos seus derivados. É o mais comum, por isso é muitas vezes abreviado para vegetarianismo.
  • O lacto-vegetarianismo – igual ao interior, mas que exclui o consumo de ovos.
  • O vegetarianismo puro, ou veganismo — exclui carne, peixe, ou produtos que impliquem a exploração animal como os ovos, o leite, os seus derivados e o mel. Os vegans não utilizam vestuário de lã ou couro, cosméticos testados em animais e suplementos alimentares com derivados animais.
A alimentação comum envolve muitos outros alimentos que não as carnes, portanto desenganem quem julga que um vegetariano é apenas um comedor de saladas. A maioria dos vegetarianos são gourmets exigentes, que têm prazer em saborear uma refeição, tal como qualquer outra pessoa e que consomem todo tipo de pratos, incluindo sobremesas e doces, desde que não contenham proteínas animais.
Existem vários argumentos a favor do vegetarianismo, como: o respeito pelos animais, a preservação do meio ambiente, a preocupação com a saúde humana, a fisiologia digestiva do homem e a eficiência económica.
Ética
Os animais são seres vivos distintos dos outros por terem um sistema nervoso, mais ou menos desenvolvido, que lhes permite experimentar o sofrimento. São sensíveis e capazes de sentir dor, física ou psicológica. Sendo nós seres sensíveis e interessados em permanecer vivos, em liberdade e sem sofrer, temos de concluir que o mesmo se passa com os animais. Sejam insectos, moluscos, peixes, anfíbios, répteis, aves ou mamíferos. Assim, a obrigação ética mais elementar passa por respeitar o seu direito a vida, a existência em liberdade e bem-estar físico, com consequente perpetuação da sua vida. Esta perspectiva moral é a pedra angular do movimento vegetariano e segundo os seus seguidores deveria ser mais do que suficiente para a adopção deste regime alimentar.
Para ler a máteria completa

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário